Cuidados com as madeixas


Pensaram num cabelo lindo? Multiplicaram por 10? Esse era o cabelo de Mel. Lindo e liso, com ótimo crescimento, o meu xodó. Como eu adorava aquele cabelo, cuidava como se fosse uma jóia preciosa, todos achavam lindo o cabelo dela, sempre enfeitado com um belo laço.
Eu lavava todos os dias, depois comecei a lavar dias alternados, usava shampoo, condicionador e finalizador ou perfume de cabelo. Ela estava sempre cheirosa,  linda e impecável.
O pessoal do hospital sabia do apego que eu tinha ao cabelo de Mel, levava secador para o hospital, porque na UTI não tinha como secar e poderia estragar o cabelo dela molhado no travesseiro.
Ela ficava agoniada quando não lavava o cabelo, muitas vezes ela estava entubada e muito grave, sendo impossível a manipulação com lavagem de cabelo, eu ficava arrasada, esperando o dia que ela iria melhorar para dar essa alegria para nós duas. E quando ela estabilizava um pouco, as meninas nem pensavam duas vezes, pegavam bacia e dávamos banho com muita água, lavávamos cabelo, secávamos, ouvíamos música alta, era uma diversão! Tivemos lindos momentos na UTI, grandes e maravilhosas recordações.
O cabelo de Mel só foi cortado por Sandrinha, ela sempre vinha cuidar da mãe, aproveitava e cuidava do cabelo da filha também. Sandrinha tinha pena de cortar o cabelo de Mel, mas uma vez eu mandei que ela cortasse sem pena, pois cabelo crescia e estava muito calor.
 Uma época o corte era “franjinha”, achávamos lindo! Mas aí minhas amigas Solana e Naara disseram que estava calor demais e que franjinha incomodava na testa, Mel não saberia passar a mão quando estivesse incomodando, sugeriram um corte franjão, então obedeci às meninas, elas tinham razão. Eu mesma, cheguei a cortar estilo “franjinha” para ficar parecida com Mel quando estávamos em SP, realmente incomodava muito, embora fosse lindo.
Novo corte, linda como sempre, uma verdadeira boneca, ficou com cara de mocinha.
A pessoa que mais tinha apego ao cabelo de Mel era Nínive, fisioterapeuta do Hospital Aliança, quando Mel saía de alta ela dizia: “Amiga, por favor, não corte o cabelo de Biscoito, é muito lindo amiga, não corte.” Mesmo eu em casa com Mel, ela mandava mensagens dizendo: “Amigaaa, o cabelo de Biscoito está tão lindooo.” No dia que Mel morreu, ela chegou cedo ao hospital , chorando e com um laço lilás na mão, pediu que eu colocasse em Mel. Já tinha um branco no cabelo, mas aí coloquei o lilás também, sabia do amor que Nini tinha por Mel, ela também sofreu muito naquele dia. Mel foi enterrada com 2 laços no cabelo.
Era um evento cortar o cabelinho dela, cortávamos 2x por ano apenas. Todo um processo esse corte, porque ela era molinha, não sustentava o pescoço, às vezes eu segurava, outras a babá, enquanto eu filmava e fotografava, gostava de registrar todos os momentos da minha filha.
Assim eu fiz, nos quase 6 anos que Deus me presenteou com sua doce presença. Sinto uma saudade imensa, uma vontade de beijar, abraçar, pentear o cabelo, colocar perfume, vestir roupinha, escolher um laço combinando, trocar os brincos, uma saudade daquela risada que contagiava sabe? Dói muito, dói absurdamente... Só Deus mesmo para consolar...



Comentários

  1. Tantos detalhes lindos dessa breve passagem!! Isso é o q conta e o q fica Mi!! Um grande beijo em seu coração. 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um beijo enorme!!! Lembranças que dão saudade... que doem na alma...

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão 2019

Pulseira e brinco

Ensaio de gestante