21 de março: Dia Internacional da Síndrome de Down

  Quando nós mães, recebemos o diagnóstico da Síndrome de Down nos nossos filhos temos a sensação que nosso mundo desabou, normalmente choramos copiosamente e desejamos não passar por tamanha decepção, nos sentimos sozinhas num mundo a parte. Sim, nós entramos em luto, matamos um filho que idealizamos “perfeitos” e recebemos um filho diferente do que sonhamos, porém filhos muito amados.
     Quando entramos no mundo DOWN procuramos apoio em outras mães e nos muitos profissionais que vão nos acompanhar ao longo da vida. Procuramos saber quem é a melhor fisioterapeuta, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, pediatra, enfim, queremos o melhor para nossos filhos sempre. Começamos a procurar informações sobre a Apae, olhamos na rua crianças com necessidades especiais com outros olhos,nos tornamos mais humanos e solidários.
      Começamos a entender de trissomia livre, mosaico e translocação. E nesse momento já nos preocupamos com as muitas cardiopatias graves que acometem nossas crianças : Defeito no Septo atrioventricular total, Tetralogia de Fallot,CiA,CiV,Hipertensão Pulmonar... Aí nossa preocupação com a síndrome de Down é meio que “esquecida”, temos algo mais sério para nos preocuparmos: a saúde de nossos filhos.
     Nossa vida muda, precisamos de acompanhamento com cardiopediatra, cirurgias e internamentos. São muitos detalhes para nos preocuparmos. Aí meu amigo, eu te afirmo, você ia desejar do fundo de sua alma que seu filho tivesse apenas síndrome de Down e não fosse cardiopata, não sofresse nos internamentos com acessos, picadas, pneumonias, cirurgias, choques sépticos, transfusões de sangue, plaquetas, plasma e mil coisas que envolvem um internamento prolongado.
     Aprendemos muito com filhos especiais, mas aprendemos muito mais com filhos cardiopatas.
     O que posso dizer agora para vocês é que amei minha filha desde antes concebê-la, amei cada minuto de minha gestação, chorei pouquíssimos dias quando tive o diagnóstico do Down, aprendi em quase 6 anos o que muita gente não aprenderá em uma vida inteira, me tornei uma pessoa melhor, minha fé se acendeu tremendamente, conheci pessoas incríveis por causa de minha doce Mel, minha vida é só agradecer por esse presente lindo,realmente um filho especial não é para qualquer mãe, somos escolhidas,somos fortes, guerreiras e acima de tudo temos amor transbordando dentro de nós. Somos leoas, somos MÃES, mas mães de verdade!
     Nesse dia 21 de março, peço para vocês todos que olhem o mundo com olhos de amor e compaixão, que sejam solidários, que visitem a Apae de sua cidade, que seja útil de alguma forma, que doe tempo ou dinheiro, que faça o bem sem olhar a quem.  Lhes garanto que você se sentirá muito melhor após ajudar alguém. Eu já ajudei muitas mães em hospitais, não com dinheiro, mas com carinho, diálogo e atenção. Tenho certeza que os que me conheceram guardam boas impressões a meu respeito, não só acompanhantes de pacientes, mas também profissionais em serviço.
     Nossos filhos Down aprendem, entendem tudo, só são um pouco mais lentos. Nunca duvidem do potencial deles, faça o contrário, dê ferramentas para que ele possa voar!
     Ame, ame muito, ame sempre, só o amor transforma!
     Obrigada Deus por ter me presenteado com uma filha tão linda, doce, meiga, forte, que onde chegou encantou com o sorriso e seu olhar profundo.
     A Síndrome de Down é apenas um detalhe, olhe para os olhos de seu filho, olhe para ele, olhe com amor, ele te escolheu porque sabia que você seria capaz de amá-lo e educá-lo. Seja forte, tenha fé, arregace as “mangas” e siga caminhando, nossa missão é linda!!!

Comentários

  1. Amei! Me identifico demais com suas palavras! Bjo

    ResponderExcluir
  2. Você foi para Mel uma mãe espetacular , nessa caminhada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo reconhecimento! Eu amo Melissa mais que tudo nesse mundo. Ela foi o melhor presente que DEUS poderia ter me dado.

      Excluir
  3. Muito triste não ter mais Mel ao nosso lado.

    ResponderExcluir
  4. Mel a menina dos laços! Onde houver um laço , lá estará vc dentro dele. O laço que vc criou com sua mãe e os amigos dela.

    ResponderExcluir
  5. A menina dos laços mais lindos deve ter amado essa sua iniciativa amiga. Aqui nesse pedacinho você vai ajudar centenas de mães, mulheres, pessoas que precisam entender que a vida é bela, por mais dificuldades que tenhamos. Posso dizer que Mel na minha vida me ensinou a ser uma pessoa melhor, com olhar de mais amor ao próximo, passei a seguir muitas páginas de crianças especiais, eles sao incríveis, lindos, inteligentes do jeito deles, com suas limitações mais com uma alegria de viver incrível. Parabéns Miras, vc e uma Guerreira, por isso foi escolhida pra ser Mãe de Mel. Te amo.

    ResponderExcluir
  6. Que lindo blog Mi estou sem palavras

    ResponderExcluir
  7. Oi Mirella, você sempre nos emocionando com suas lindas mensagens, Deus está cuidando de todos nós, disto tenho certeza porque creio muito, saudade eterna mas o tempo se encarrega de preenche lá e nosso Pai te dará forças pra suporta la

    ResponderExcluir
  8. Texto maravilhoso!!! Mel será lembrada sempre. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Texto Lindo e Emocionante. Já li tres cada um mais impactante do que o outro. Deus continuará te abençoando.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão 2019

Pulseira e brinco

Ensaio de gestante