Permitir-se

Permitir-se
Porque é tão difícil permitir-se? 
Já parou para pensar quantas pessoas se sentem culpadas por estarem se fazendo bem e se priorizando?
Muita gente passa a vida sem se permitir, com medo do julgamento alheio. Nessa categoria têm também aquelas que não sabem dizer não, que querem agradar a todos, mesmo que sejam prejudicadas de alguma forma.
Nós mulheres, quando nos tornamos mães, tendemos a nos sentir mais culpadas, ficamos mais preocupadas com a opinião alheia. Quando dedicamos um tempo para cuidar das unhas e cabelos, ouvimos logo uma piadinha, se vamos a uma festa com o marido ouvimos outra piadinha, como se “mãe” deixasse de ser mulher, deixasse

de ser esposa, como se nossa única obrigação fosse ficar cuidando das crias. Pior quando interiorizamos esses comentários maldosos e nos fechamos num casulo, ficamos em casa vivendo em função dos filhos e se anulando pro mundo.
Com a maturidade adquirida ao longo dos anos aprendi a dizer não, a ter meus momentos a sós, com amigas, com família, com o que me faz bem. Aprendi que primeiro eu preciso estar bem, só assim poderei ajudar ao próximo.
Essas críticas sempre vão existir. Se você viaja com o esposo e deixa os filhos para trás, falam que você é péssima mãe. Então o fato de ser mãe te proíbe de viajar “em lua de mel” com seu esposo? Se você vai pra academia falam que você cultua seu corpo e nem dá importância pros filhos. Oiiii??? Como assim produção??Uma coisa não anula a outra. Podemos cuidar da saúde física e mental, podemos ser mães, mulheres e esposas, temos a capacidade de desempenhar quantos papéis tivermos vontade, porque somos mulheres e temos essa capacidade que nenhum homem tem, de sermos mil e uma utilidades!!
Nunca me senti culpada em ir para meu pilates, fisioterapia, ir ao centro espírita, sair com amigas para comer, ter uma tarde de salão cuidando da beleza, viajar com o esposo ou curtir minha piscina, sabe por quê? Porque eu preciso disso para estar de bem com a vida, preciso desse fôlego para cuidar dos meus filhos com sorriso no rosto, com disposição, alegria e bom humor.
O fato de eu me permitir viver esses momentos não me tornou uma mãe negligente e muito menos omissa. Eu penso muito em Mel, na rotina puxada que nós tínhamos com várias terapias e muitos internamentos, horários para medicação de 2/2h, alimentação de 3/3h e mesmo assim estávamos sempre felizes, alegres, eu tinha tempo para sair e curtir, dançar meu forró, tomar meu vinho, fazer meu pilates, dar atenção aos amigos e familiares, uma energia maravilhosa que nós carregávamos juntas. Felicidade que exalava.
Aprendi muita coisa nessa vida, uma delas eu friso sempre: ‘Quem quer dá um jeito e quem não quer dá uma desculpa”. Eu achava tempo para tudo, listava minhas prioridades, fazia o que o tempo permitisse e me sentia bem assim. Graças a Deus aprendi a dizer NÃO quando me sentia invadida, quando ajudar ao próximo me prejudicaria. Infelizmente só a maturidade trás isso. Quando eu era jovem, era capaz de me prejudicar para ajudar o próximo, hoje não cometo mais esse erro, ser egoísta em algumas situações não é feio e nem errado.Sabe porquê? Porque você pode ser boa sempre, mas um único dia que você disser não, todos os outros serão esquecidos e você será taxada de ruim. Então é bom filtrar até onde ajudar ao próximo te prejudica e se impor quando for necessário.
Tem um pensamento que circula nas redes sociais que eu super concordo. Acredito realmente que somos uma soma dos livros que lemos, das viagens que fazemos e das pessoas que convivemos. Creio que estamos em constante aprendizado e evolução, que nosso objetivo é nos tornarmos pessoas melhores, perdoar, amar o próximo e ajudar. 
Sejamos sábios, saibamos apreciar a companhia de quem gosta de verdade de nós, quem faz questão de estar por perto. Se permita ser feliz, amar e ser amado. Valorize sua família, seus amigos, seu lar, o que te cerca. Use menos o celular, converse com quem está ao vivo do seu lado. Seja grato a Deus por tudo, tenha fé, ore todos os dias, se conecte com Deus.  A vida é tão efêmera, viva o hoje como se o amanhã pudesse não chegar ... seja intenso e verdadeiro. Não são  palavras, eu realmente creio nisso e pratico sempre que possível. Não somos perfeitos, mas nossos erros servem de lição, aprendizado, fazem parte do processo de amadurecimento que só chegam o avançar da idade.
Tenhamos todos uma semana abençoada!! Quem está de férias curtindo...aproveitem!!!!
Eu estou curtindo muito as minhas férias cuidando de Felipe, meu presentinho de Natal!!
Luz e Paz a todos!!

Comentários

  1. Sabe quando faltam palavras, assim estou,tanta saudades de mel, admiração por essa mãe q apesar da dor da perda e da saudade,ainda acha forças pra escrever algo tão maravilhoso ♥️

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão 2019

Pulseira e brinco

Ensaio de gestante