Segunda carta para Mel

Mãe, como está aí no céu? Eu sei que está tudo ótimo, que você está bem e feliz.
Ainda não sonhei com você. Quero muito te encontrar em sonho, mas tia Naa disse que há tempo para tudo, sigo na espera. Pode ir testando minha paciência grau zero mãe, estou aqui para me aprimorar.
Mamãe prometeu contar da viagem pro Chile, então vou te contar tudinho meu amor.
Saímos de Jacobina no dia 3 de abril, quarta à noite, 19:20h , porque seu pai teve mais pacientes que o previsto, aí atrasamos nossa saída. Chegamos a Salvador depois das 23h.
A viagem longa, aeronave de configuração 2x3x2. Eu e seu pai ficamos no meio, aproveitamos para assistir filmes. Eu assisti Frozen e depois Como nasce uma estrela. Amei os dois. Seu pai assistiu Como nasce uma estrela e depois um de comédia criticando nossa política corrupta do Brasil. Ele gostou muito dos dois.
Estávamos sobrevoando a Cordilheira dos Andes pouco mais de meio dia. Um cenário belíssimo, mas estávamos na fileira do meio, longe das janelas, fiquei arrasada. Mas pedi a uma moça que estava na janela para filmar e fotografar para mim. Que lugar lindo e majestoso filha, você ficaria encantada.
Chegamos 13h no Chile. Pegamos 40 minutos de fila na imigração. Depois ficamos esperando tia Rose e tio Everton que chegariam 14h. Fomos almoçar porque eu estava tonta de fome e logo após fomos acertar logo o carro que tínhamos locado. Deixamos tudo pronto. Já era mais de 15h e nenhum sinal do vôo de tia Rose e tio Everton, eu já estava preocupada, chamei seu pai e fomos atrás de informação no balcão da Latam. Disseram que o vôo estava atrasado, mas chegaria em 6 minutos. Resumindo, saímos do aeroporto 17h, seu pai dirigindo!
Fomos logo na Augustinas trocar dinheiro, lá nessa rua ficam as casas de câmbio que pagam melhor. Trocamos na Laser, indicação da amiga de mamãe que mora lá. Ela abriu uma agência de receptivo, casou com um chileno. Trocamos rapidinho e fomos para o supermercado Jumbo, comprar as coisas do piquenique da sexta. Sheila, amiga de mamãe, tinha me falado maravilhas desse supermercado. E quer saber mamãe?? Top demais, não tem nenhum na Bahia desse nível. Nunca vi tanto queijo diferente, vinhos dos mais variados, inúmeros tipos de pães e patês, salames e presuntos de marcas diversas... enlouquecemos lá dentro. Seu pai e tio Everton ficaram num barzinho dentro do shopping tomando Heineken. Esse supermercado fica dentro do Shopping Costanera, o maior da América Latina. Eu e tia Rose compramos comida para umas 20 pessoas. Quando os meninos viram, quase surtaram. Mas já estava pago.
Já saímos do mercado quase 20h e levamos um susto, era dia ainda. Só escurece depois das 20h, quase 21h. Estranho né? Lembro que quando estive nos EUA também demorava de escurecer, lembro que 19:20 era dia. Diferente de nossa Bahia que 18h já está escuro.
Fizemos check in no nosso hotel e fomos nos organizar para sair. Mamãe escolheu um hotel 4* bem legal, num bairro maravilhoso. Hotel Diego de Almagro na Providência.
Saímos para jantar no restaurante Aqui esta coco, bem famoso e conhecido. Top demais minha filha. Comemos um ceviche divino e todas as outras coisas foram maravilhosas também, nota dez.
Dormimos tarde nesse dia. Na sexta que já era meu aniversário, levantamos 6h da manhã, tudo escuro, para nos organizarmos para sair 7h pros passeios de Embalse e Termas no Cajón del Maipo. Mas o dia só clareou 8h da manhã.
O guia Cristian, chegou 6:30  da manhã no hotel, um chileno super agradável, nos deu informações preciosas.
Estava fazendo 8 graus mãe, um frio daqueles de filme, que nós nunca veremos em Salvador por exemplo. Começamos o passeio, tiramos fotos. Depois de 3h de viagem chegamos às Termas, com águas entre 37 e 65 graus, chega saía fumacinha. Tio Everton e tia Rose não entraram na água, tava gelado o vento lá filha, 10 graus, até pisar no chão doía se estivesse descalço. Mas eu e seu pai somos baianos né?Baiano é bicho retadooooo, forte e corajoso! Então vestimos nosso traje de banho e fomos de uma a uma nas piscininhas termais, da menos quente pra fervente. Eram 5 ao todo,mas só suportamos 4, era quente demais, só lembrávamos de Cadu, que ama banho quente, vamos voltar lá com ele.
Cristian organizou um piquenique delicioso para nos recepcionar, colocou até plaquinha com meu nome e de feliz aniversário. Foi bem legal! Cantaram parabéns para mim, tomamos vinho, tiramos fotos, mamãe pensava em você e Cadu o tempo todo. Mas não chorei, na verdade, me esforcei para não concentrar meu pensamento em você, porque senão ia chorar e não queria.
Tia Rose me chamava, fazia menção a você, mas eu me esquivei. Não queria chorar mesmo. Já choro todos os dias e não queria chorar no meu aniversário que sempre amei. E esse foi o primeiro sem você, muita tristeza dentro de mim, mas não deixei transparecer.
Depois do Cajón del Maipo passamos em Embalse, também dentro da Cordilheira dos Andes. Uma linda represa de águas azuis, num ambiente ocre, assim como no Cajón.
Á noite fomos jantar no Ocean Pacific, único restaurante temático de Santiago, ficava distante 30 minutos do bairro da Providência, muito legal mesmo, lindo o restaurante. Tiramos várias fotos. Tinha música ao Vivo, cantaram parabéns para mim, falei com sua Dinda e tia Naa. Aliás, tia Naa foi a primeira pessoa a me ligar, depois Cadu.
No dia seguinte, fomos fazer um city tour por Santiago, belas praças, muito limpa e organizada a cidade. Assistimos a troca da Guarda, que só existe em três países segundo o guia: Chile, Inglaterra e Canadá.  Muita linda por sinal, apaixonante.
O guia Cristian passou informações me deixaram encantada com o Chile. Por exemplo: homens não podem andar sem camisa no meio da rua que são presos por um dia e pagam multa de usd 100. Pessoas não podem beber no meio da rua sob punição de multa de usd 300,00 e três dias de prisão. Pequenos furtos, como celular, por exemplo, se o bandido for pego, fica preso por 9 meses, inafiançável. Se for assalto à mão armada, 15 anos de reclusão, também sem poder pagar fiança. E se for assassinato, prisão perpétua, ele disse que a pessoa fica 40 anos na cadeia. Contou-me, que o salário mínimo é R$ 2.000,00 reais convertendo. E que as escolas públicas e o SUS cobram uma taxa do cidadão. Por exemplo, se você quer saúde pública,o  nosso SUS do Brasil, desconta-se 7% do seu salário, se quiser saúde privada, com excelentes hospitais, descontam 23% do seu salário. O neto dele estuda numa escola pública, o filho paga usd 80,00 dólares por mês, uma média de R$ 320,00 reais.  Isso porque é pública. Quase não vimos mendigos em Santiago, vi apenas 5. Falou que o presidente da república mora em sua própria casa e anda sem seguranças, sai todos os dias para trabalhar. O que mais me surpreendeu: os órgãos públicos são administrados por empresas privadas, por isso não tem corrupção e roubalheira dos políticos. E existe uma lei de continuação, funciona assim, o político que assumir o poder tem um prazo para terminar a obra que foi iniciada na gestão anterior e não teve tempo para ser concluída. Existe fiscalização e todos cobram. Quase não tem motos, pois os motoqueiros não suportariam o frio no inverno. Eles também não fabricam carros, são todos importados e muito baratos. O lado negativo: só chove 300 milímetros por ano, muito seco e muito poluído. E mais, todos os dias a terra treme, um país que os terremotos são constantes, eles desenvolveram tecnologia anti-sísmica, até um aplicativo os chilenos têm no celular informando onde a terra tremeu e qual grau na escala Richter. Eles inclusive exportaram essa tecnologia para o Japão. Lá no Chile todas as construções usam policarbonato em vez de vidro, nem parece que não é vidro quando olhamos de longe. Usam muito ferro em todas as construções, falou que é um ferro especial, produzido no Brasil e enviado para o Chile. Se eles não tivessem desenvolvido tecnologia nesse nível, estariam sendo destruídos a cada terremoto violento que sofressem. Realmente um país admirável, que somando toda à sua população, de norte a sul, dá o número de habitantes de São Paulo, nossa maior metrópole aqui no Brasil.
Muito interessante não acha Mel?? Mamãe ficou encantada. E olha que só ficamos em Santiago, nem conhecemos o deserto do Atacama e nem descemos pro sul do Chile, uma região linda de cidades como Puerto Montt e Puerto Varas.  Mas o pouquinho que conhecemos nos encantou positivamente.
No turno da tarde fomos almoçar no restaurante Giratório, que tem uma vista 360 graus de Santiago, muito lindo e com pianista tocando ao vivo. Sheila, minha amiga, foi almoçar conosco. Após o almoço seu pai e tio Everton voltaram pro Pátio Bella Vista para beber Heineken, desistiram de conhecer a vinícola. Nós estivemos lá mais cedo, fica próximo à casa de Pablo Neruda. Seu pai até encontrou um colega de faculdade com a esposa e o filho lá, um acaso, coincidências da vida.  Então eu e tia Rose fomos com o guia Cristian, para a cidade de Pirque, onde conhecemos a Vinícola Concha Y Toro, a mais famosa do Chile.
A visita foi maravilhosa, degustamos vinhos, pudemos chupar de todas as uvas no pé, tiramos fotos, aprendemos um pouco da produção dos vinhos, foi bem interessante e o lugar incrível!
À noite quando chegamos ao hotel, nem subimos para o quarto, primeiro jantamos. Eu e tia Rose secamos uma garrafa de uma bebida doce que tinha lá. Subimos para arrumar malas e descansar antes de sair para o aeroporto, pois nosso vôo seria 3:35 da madrugada.
Meia noite tio Everton foi dirigindo e fomos para o aeroporto. Devolvemos o carro e aguardamos nosso vôo. Pegamos um avião da TAM bem desconfortável e pequeno, fomos na penúltima fileira. Mas estávamos tão cansados que dormimos rapidamente. Acordamos 5:30 da manhã já em espaço aéreo brasileiro. Desembarcamos em Guarulhos 8h da manhã e pegamos o vôo de 11h para Salvador. Graças a Deus correu tudo bem. Almoçamos em Salvador com minha prima Núbia, o esposo Gilmar e Helenita, mãe de Buba. Depois fomos pra casa deles dormir um pouco e 17h pegamos a estrada para Jacobina. Dirigi até Feira de Santana, pois estava caindo de sono. Seu pai dirigiu de Feira até Jacobina. Chegamos 21h em casa, mortos de cansaço. Mas a viagem foi muito boa. Dormimos grudados em Cadu!
Tia Rose e tio Everton são excelentes companheiros de viagem, nos damos super bem. Seu pai e tio Everton parecem irmãos. Eles dois são mais um presente seu pra nós filha, graças a você que pudemos conhecê-los, obrigada também por eles em nossas vidas.
Acho que te contei quase tudo meu amor. Te amo viu? Te amarei, enquanto eu respirar. Você é minha saudade diária. Beijo no coração.
Com amor,
Mamãe

Comentários

  1. Muito bem Mi!
    Isso mesmo,é muito bom fazer um passeio com as pessoas que agente gosta.
    Deus concerda outras viagens para vocês.

    ResponderExcluir
  2. Marquem logo a próxima!!! Achava que Rose era sua prima, amiga... não sabia q vc não a conhecia...🤔

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rose é minha prima amiga. Onde tu achou que eu não a conhecia??? beijos

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão 2019

Pulseira e brinco

Ensaio de gestante